Lançamento do Manual Prático de Cardiologia - LACOR


        A Liga Acadêmica de Cardiologia dos alunos da Faculdade de Medicina de Araguari, também designada pela sigla LACOR, fundada em 21 de maio de 2010, por Lívia Santana Barbosa, tendo como membros natos os alunos Edivaldo Teixeira Gomes, Franciele de Angelis Silva, Luciano de Paiva Souza e Ueslei Dioni da Costa Gontijo, orientada pelos médicos e professores da Instituição, Dr. Fábio da Mota Fernandes Nunes, Dr. João Batista Araújo Silva e Dr. Sérgio de Abreu e tendo como colaborador Divino Welson Alves Barbosa, sentem-se muito honrados com a publicação do Manual Prático de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Carlos Gun e André Feldman. O Manual foi produzido pela editora Atheneu e lançado no último dia 05 de maio de 2012, no XII Congresso da Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e adotado nas residências médicas de cardiologia do Brasil. Os acadêmicos Lívia Santana Barbosa (atual 11º período), Franciele de Angelis Silva (atual 9º período) e Ueslei Dioni da Costa Gontijo (atual 8º período) produziram o capítulo 20, cujo tema é Ressucitação Cardiopulmonar, orientados pelo médico docente Dr. Fábio da Mota Fernandes Nunes.

        A acadêmica Lívia e o docente Dr. Fábio, foram homenageados no congresso pelos médicos convidados de honra que estavam presentes, como: Dr. Carlos Gun, Dr. André Feldman, Dra. Amanda Guerra, Dr. Luiz Bortolloto, Dr. Miguel Moretti, entre outros e, também pelos acadêmicos de diversas Universidades de Medicina do país, cadastrados na Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia.

        Lívia e Ueslei participaram ainda das estações práticas do congresso, restrita a 21 vagas para acadêmicos de todo Brasil, no CTESC-Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde tiveram os cursos de suporte de vida da American Heart Association ACLS e BLS.

        No Congresso foram ministradas palestras de diversos módulos como, Stents: estado atual e futuro, Tratamento Atual da Hipertensão Arterial Sistêmica, Tratamento Atual da Insuficiência Cardíaca, Tratamento Atual da Fibrilação Atrial, entre outros módulos.

O livro Manual Prático de Cardiologia, da Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia – Carlos Gun e André Feldman terá relançamento no XXXIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo nos dias 07 a 09 de junho de 2012.