Interação Comunitária e a Comunidade São Vicente de Paulo


Na última sexta-feira, 29 de junho, a “Comunidade São Vicente de Paulo” foi palco de outra festividade junina, desta vez animada pelos alunos do 1º. período do curso de Medicina da UNIPAC. A confraternização foi idealizada como parte das atividades desenvolvidas pela disciplina Interação Comunitária, coordenada pelo prof. Marcos Paulo de Sousa, e ministrada ainda pelas professoras Ivana Cardoso de Melo e Patrícia Teixeira Marcolino (responsável pelas atividades no Abrigo Cristo Rei).
A disciplina Interação Comunitária constitui como um dos eixos norteadores do Curso de Medicina, estando vinculada à Medicina de Família e Comunidade e às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2001), de acordo com a Resolução CNE/CES n.4 de 07/11/2011. Dentre os principais objetivos da disciplina, pode-se salientar: possibilitar o contato do aluno, desde o início do curso, com a comunidade; possibilitar ao aluno uma vivência em cenário de integração das diferentes áreas, campos e núcleos do conhecimento; contribuir para o desenvolvimento de uma prática clínica integrada – multi/inter/transdisciplinar.
Por outro lado, importa salientar que as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre letivo, tanto na Comunidade São Vicente de Paulo como no Abrigo Cristo Rei, procuraram permitir a compreensão do processo saúde-doença e, sobremaneira, contribuir com a formação de um profissional com perfil humanista, técnico e eticamente comprometido com a saúde do indivíduo, família e comunidade.
Desde o mês de fevereiro, os alunos desenvolveram diversas ações, tais como: caminhadas e passeios pela comunidade, arteterapia, musicoterapia, maquiagem e outras atividades visando o estímulo psicomotor dos residentes.
Nesta última sexta-feira, os alunos e alunas, num total de 44, e seus professores, vivenciaram momentos de descontração com os mais de 50 residentes da Comunidade, com brincadeiras, quadrilha, lanche (inclusive com carrinho de algodão doce) e músicas típicas. Naquela tarde, a D. Josefa, a D. Geralda, o Sr. Waldemar, o Sr. Mário, a D. Maria Abadia, o Sr. Anísio, a D. Neuza, a D. Vera, a D. Nair, dentre outros, também contaram com a alegria das crianças do Lar, convidadas especiais.
Todas as atividades realizadas pelos alunos durante o semestre, contaram com os olhares afetuosos e atenciosos de alguns dos responsáveis pela administração da Comunidade, especialmente da Irmã Maria Francisca de Oliveira, da assistente social Lígia de Fátima Gomes Stevão e da enfermeira Juliana de Oliveira Moreira.