Outubro Rosa - Luta contra o Câncer de Mama - LAGO



 Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa" é comemorado em todo o mundo. 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

A LAGO - Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia organizará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ação social para poder apoiar esta campanha tão nobre.

E nós da Coordenação do Curso de Medicina deixaremos nosso blog Rosa em apoio a LAGO!