AÇÃO UNIPAC III


Tendo em vista aproximar a Faculdade da comunidade local, levando a extensão do Ensino Superior para beneficiar as pessoas com deficiência salarial e comunidades desprovidas das garantias constitucionais basilares, os cursos de Direito, Pedagogia, Administração, Educação Física, Farmácia, Nutrição e Medicina realizaram no último dia 27 de outubro a terceira edição do programa AÇÃO UNIPAC.
Alunos, coordenadores e professores desses cursos levaram aos moradores dos bairros Independência, Vieno e São Sebastião, vizinhos à escola CAIC – Dr. Arcino Santos Laureano, conhecimentos obtidos na Faculdade, nas atividades de ensino e pesquisa, sob a forma de atendimentos gratuitos.
As ações contempladas foram: atendimento jurídico e emissão de carteira de identidade (curso de Direito); palestra sobre economia doméstica (curso de Administração); aferição de pressão arterial, da glicemia capilar, orientações sobre o uso correto de medicamentos e distribuição de produtos (curso de Farmácia); avaliação do estado nutricional, por meio de medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência abdominal) e de educação em saúde, mediante orientações sobre alimentação saudável (curso de Nutrição); prevenção primária contra DSTs, enfoque em HIV/Aids, com distribuição de panfletos, cartazes e preservativos, orientação a respeito da busca pelo atendimento (Liga Universitária de Clínica Médica e Saúde Coletiva do curso de Medicina) e distribuição de cestas básicas (Diretório Acadêmico do curso de Medicina). Enquanto os adultos percorriam as diferentes salas, nas quais esses atendimentos eram oferecidos, os cursos de Pedagogia e Educação Física realizavam atividades de aprendizado e socialização lúdicas com as crianças, na quadra da escola, tais como: corrida do saco, amarelinha, corrida do bastão, pintura no rosto, cabo de guerra e atividades esportivas. Depois de brincarem e se divertirem muito, as crianças se deliciaram com um saboroso lanche, servido pelo curso de Pedagogia.
Os coordenadores do evento não medem esforços para que essa atividade cresça e se consolide na cidade de Araguari, por proporcionar aos acadêmicos a reflexão sobre os problemas sociais e a necessidade de promover mudanças, exercitando-os no auxílio ao próximo em ações sociais, bem como o confronto com situações reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação, analisando-as com ética e capacidade crítica. Além disso, no programa AÇÃO UNIPAC a responsabilidade social da Faculdade está sendo referenciada. Resta-nos, assim, parabenizar a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para o sucesso do evento e aguardar o AÇÃO UNIPAC IV que está previsto para o primeiro semestre de 2013.