II Workshop de Iniciação Científica


O evento incentiva a pesquisa e interação com a comunidade


A Faculdade Presidente Antônio Carlos realiza, entre os dias 11 e 13 de dezembro, o II Workshop de Iniciação Científica. Durante a atividade, os estudantes do curso de Medicina apresentarão seus trabalhos, na forma de relato de experiência, projetos e pesquisa, pesquisas em andamento e problematização, desenvolvidos nas unidades de saúde do município.
De acordo com o professor Alexandre Gonçalves, membro da comissão organizadora do evento, o objetivo é trazer a vivência do aluno, com a comunidade, para o meio acadêmico. Os estudantes do primeiro e segundo períodos apresentam propostas de ações que podem ser desenvolvidas nos locais analisados, enquanto os de períodos mais avançados demonstram os resultados parciais e finais dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade. “A atividade também aproxima o alunos do método científico, para que eles possam, desde cedo, desenvolver o pensamento científico”, ressalta.
Os trabalhos são expostos em formato de banner e apresentação oral. “É uma forma de dar um retorno à comunidade a qual acolheu nossa instituição e nossos estudantes”, explica o professor.
A aluna Nathalia dos Santos, do 10º período, afirma que através do projeto é possível reconhecer os problemas existentes nas Unidades Básicas de Saúde e tentar encontrar formas de solucioná-los. “Essa atividade proporciona o crescimento do aluno. Aprendemos a trabalhar com as pesquisas e isso facilita também no desenvolvimento do TCC”, destaca.
Assim, a UNIPAC desenvolve projetos que envolvem a comunidade araguarina, visando a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e pensando na melhor qualidade de vida da população.