UNIPAC Araguari realiza curso de capacitação continuada e aperfeiçoamento docente



A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari promoveu, nos dias 25 e 26 de março, encontros de capacitação para seus colaboradores administrativos e docentes. Os encontros de capacitação para os colaboradores da área administrativa foram conduzidos por Cássia Gabriela Gontijo, da empresa GP Treinamentos e para os docentes pelo Professor Israel Gutemberg, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em Belo Horizonte (CEFET/MG).

De acordo com a Diretora Geral, Divânia Araújo, os encontros de capacitação deram início ao programa de capacitação continuada que visa, além da integração entre os colaboradores, oferecer treinamentos para o melhor desempenho dos profissionais. “A intenção é melhorar o ambiente a cada dia, criar boas relações e permitir que cada um faça a sua parte para tornar o local de trabalho mais agradável e mais profissional”, comenta.

        A palestrante, Cássia Gabriela Gontijo, é graduada em estudos sociais, possui especialização em psicopedagogia e durante os encontros desenvolveu dinâmicas em grupo, programação neuro-linguística e trabalho em equipe, por meio de ferramentas práticas. Segundo Gabriela, os exercícios de interação permitem a criação de um ambiente mais agradável. “Os resultados são muito positivos. Quando as pessoas participam desse treinamento elas ficam mais motivadas. É notório o diferencial entre as empresas que adotam essas ações. Vale a pena ter esse momento de reflexão no ambiente de trabalho”, afirma.
No dia 25 o treinamento foi voltado para os colaboradores que realizam atendimento interno e externo, com temas sobre profissionalismo e responsabilidade; relações interpessoais; importância da boa comunicação entre os setores; gerenciamento de conflitos com cliente e colegas; atendimento de excelência, postura e ética no tratamento com o outro.

Na manhã do dia 26, os responsáveis pelos setores participaram de um treinamento específico sobre técnicas de liderança com dinâmicas, exercícios diversos e troca de experiências. Os temas trabalhados foram o perfil do líder; a importância do exemplo para alcançar a confiança de seus colaboradores; gerenciamento do clima organizacional e o poder do elogio e do reconhecimento. Na tarde do dia 26 foi a vez dos colaboradores das áreas de segurança, vigilância e serviços gerais que também receberam treinamento com os temas: relações interpessoais no ambiente de trabalho; motivação, autoestima e sucesso pessoal; execução dos trabalhos com qualidade e eficiência e respeito ao colega e a si mesmo, ambos ministrados por Gabriela Gontijo.

O aperfeiçoamento docente aconteceu nos dias 25 e 26, nos períodos da tarde e noite, com o professor Israel Gutemberg, mestre em educação, capacitador e revisor pedagógico de provas do ENEM e ENADE. Durante os dois dias foram trabalhadas questões sobre planos de curso e métodos de aprendizagem que direcionam as formas de avaliação com base no modelo do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). “É normal os professores possuírem dificuldades com a estrutura e elaboração dessas questões, mas tivemos um processo muito bom de participação, vibração e produção com análise crítica da plateia. O objetivo dessa atividade é aperfeiçoar cada vez mais e se aproximar do modelo ENADE. Esse processo é importante, pois interfere diretamente na nota do curso”, explica Gutemberg.

Segundo o professor, existe um efeito positivo para as universidades que promovem esse tipo de capacitação. “Mesmo com o recesso escolar, percebemos o envolvimento de todos os professores e a união em busca do aperfeiçoamento e melhor aprendizado. A circulação de saberes e troca de experiências é muito importante para as instituições de ensino”, destaca.

Como forma de encerramento a Faculdade ofereceu um coquetel promovendo a interação entre todos os colaboradores. A UNIPAC Araguari acredita que um bom ambiente de trabalho é o primeiro passo para promover a humanização das relações e dar condições dignas de trabalho aos seus colaboradores.