A
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari promoveu, nos dias 25 e 26 de
março, encontros de capacitação para seus colaboradores administrativos e docentes.
Os encontros de capacitação para os colaboradores da área administrativa foram conduzidos
por Cássia Gabriela Gontijo, da empresa GP Treinamentos e para os docentes pelo
Professor Israel Gutemberg, do Centro
Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais em Belo Horizonte
(CEFET/MG).
De
acordo com a Diretora Geral, Divânia Araújo, os encontros de capacitação deram
início ao programa de capacitação continuada que visa, além da integração entre
os colaboradores, oferecer treinamentos para o melhor desempenho dos
profissionais. “A intenção é melhorar o ambiente a cada dia, criar boas
relações e permitir que cada um faça a sua parte para tornar o local de trabalho
mais agradável e mais profissional”, comenta.
A
palestrante, Cássia Gabriela Gontijo, é graduada em estudos sociais, possui
especialização em psicopedagogia e durante os encontros desenvolveu dinâmicas
em grupo, programação neuro-linguística e trabalho em equipe, por meio de
ferramentas práticas. Segundo Gabriela, os exercícios de interação permitem a
criação de um ambiente mais agradável. “Os resultados são muito positivos.
Quando as pessoas participam desse treinamento elas ficam mais motivadas. É
notório o diferencial entre as empresas que adotam essas ações. Vale a pena ter
esse momento de reflexão no ambiente de trabalho”, afirma.
No
dia 25 o treinamento foi voltado para os colaboradores que realizam atendimento
interno e externo, com temas sobre profissionalismo e responsabilidade; relações
interpessoais; importância da boa comunicação entre os setores; gerenciamento
de conflitos com cliente e colegas; atendimento de excelência, postura e ética
no tratamento com o outro.
Na
manhã do dia 26, os responsáveis pelos setores participaram de um treinamento
específico sobre técnicas de liderança com dinâmicas, exercícios diversos e
troca de experiências. Os temas trabalhados foram o perfil do líder; a
importância do exemplo para alcançar a confiança de seus colaboradores;
gerenciamento do clima organizacional e o poder do elogio e do reconhecimento. Na
tarde do dia 26 foi a vez dos colaboradores das áreas de segurança, vigilância
e serviços gerais que também receberam treinamento com os temas: relações
interpessoais no ambiente de trabalho; motivação, autoestima e sucesso pessoal;
execução dos trabalhos com qualidade e eficiência e respeito ao colega e a si
mesmo, ambos ministrados por Gabriela Gontijo.
O
aperfeiçoamento docente aconteceu nos dias 25 e 26, nos períodos da tarde e
noite, com o professor Israel Gutemberg, mestre em educação, capacitador e
revisor pedagógico de provas do ENEM e ENADE. Durante os dois dias foram
trabalhadas questões sobre planos de curso e métodos de aprendizagem que direcionam
as formas de avaliação com base no modelo do Exame Nacional de Desempenho do
Estudante (ENADE). “É normal os professores possuírem dificuldades com a
estrutura e elaboração dessas questões, mas tivemos um processo muito bom de
participação, vibração e produção com análise crítica da plateia. O objetivo
dessa atividade é aperfeiçoar cada vez mais e se aproximar do modelo ENADE.
Esse processo é importante, pois interfere diretamente na nota do curso”,
explica Gutemberg.
Segundo
o professor, existe um efeito positivo para as universidades que promovem esse
tipo de capacitação. “Mesmo com o recesso escolar, percebemos o envolvimento de
todos os professores e a união em busca do aperfeiçoamento e melhor
aprendizado. A circulação de saberes e troca de experiências é muito importante
para as instituições de ensino”, destaca.
Como
forma de encerramento a Faculdade ofereceu um coquetel promovendo a interação
entre todos os colaboradores. A UNIPAC Araguari acredita que um bom ambiente de
trabalho é o primeiro passo para promover a humanização das relações e dar
condições dignas de trabalho aos seus colaboradores.