Curso online do Ministério da Saúde - "Influenza - Atualização no manejo clínico"


Desde 21 de maio, médicos de todo o Brasil podem se inscrever para participar do curso à distância - “Influenza - Atualização no manejo clínico” www.unasus.gov.br/influenza. O curso é resultado de uma ação do Ministério da Saúde, com execução da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo da iniciativa é atualizar profissionais médicos que atuam na rede de assistência a saúde e reforçar o manejo correto da influenza, de acordo com protocolos atualizados do Ministério da Saúde, que inclui o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda e grave.
O curso traz quatro casos clínicos interativos, com comentários sobre erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. Uma novidade nesse conteúdo auto-instrucional é um vídeo ao final de cada um dos casos estudados, trazendo comentários e explicações de médicos especialistas sobre o tema abordado. Além disso, o menu do curso traz materiais de apoio como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos.
A plataforma de treinamento à distância também é compatível com smartphones e dispositivos móveis nos sistemas Android ou iPhone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular.
O curso pode ser concluído em etapas, adaptando-se aos horários mais convenientes de acordo com o ritmo de trabalho, podendo ser realizado aproximadamente em seis horas. O acesso ao curso é aberto também para visitantes, como estudantes de medicina e demais profissionais de saúde.

Metodologia
A partir da página principal do cursowww.unasus.gov.br/influenza o participante irá escolher um caso clínico. O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos, e responder às perguntas em relação as condutas mais adequadas para aquele paciente. Sempre que necessário poderá consultar o protocolo de tratamento da influenza por meio dos hiperlinks e receberá um comentário para cada escolha que fizer com a explicação acerca da adequação de suas respostas. Ao final de cada caso, será apresentada uma discussão completa em texto com referências bibliográficas, e vídeo, com comentários de médicos especialistas.
O menu do curso traz materiais complementares e links para facilitar a atualização da comunidade médica e demais profissionais interessados em relação às atuais recomendações do Ministério da Saúde para manejo clínico de casos de Influenza.

Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis
Unidade Técnica de Doenças Respiratórias e Imunopreveníveis
GT-  Influenza