Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari promove II Congresso Científico com o tema “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizou, entre os dias 11 e 13 de junho, o II Congresso Científico, com a temática “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”. Estiveram presentes docentes, discentes, ex-alunos, estudantes de ensino médio, colaboradores e comunidade em geral.

O congresso teve início no dia 11 com uma palestra-show, ministrada pelo grupo EmCantar, sobre qualidade de vida e sustentabilidade. De acordo com Ana Paula Rabelo, coordenadora geral do grupo, a temática foi fundamental para os estudantes de todas as áreas de conhecimento. “Estamos em um processo permanente de formação. Os universitários de hoje serão os formadores de opinião do futuro. Nós estamos plantando uma semente e compartilhando com os alunos um pouquinho do que a gente pensa”. O objetivo da palestra foi fazer os participantes refletirem sobre o mundo por meio da arte e música, discutindo principalmente as transformações sociais, individuais e práticas socioambientais. Rabelo salientou ainda que o congresso serve para darmos um mergulho em toda a questão conceitual e, no meio disso, descobrirmos o que é essencial para sermos mais felizes.

Segundo a professora Maria Teresa de Beaumont, membro da comissão científica do congresso, a primeira edição do evento ocorreu em 2011. “Nós estamos continuando uma ideia que surgiu há dois anos, de desenvolver uma temática que abrangesse todas as áreas e cursos”. Durante os dias 12 e 13 ocorreram palestras simultâneas, minicursos, apresentações orais e de pôsteres que contemplaram as diversas áreas de conhecimento, visando fomentar iniciativas de investigação científica, promover discussões e divulgar as produções acadêmicas, técnicas e científicas dos estudantes, além de ressaltar a importância da sustentabilidade para uma qualidade de vida adequada. “Essa iniciativa é fundamental para a faculdade. Nós trabalhamos com três dimensões, que são o ensino, a investigação científica e a extensão. O congresso abrange a dimensão da pesquisa, da produção científica, investigação e produção de conhecimento”, explicou a professora.

Diversas temáticas foram abordadas nas palestras e minicursos, dentre elas: marketing pessoal para profissionais da saúde; avaliação física; direito ambiental: aspectos contemporâneos; comércio exterior; ética no dia a dia; educação e sustentabilidade; introdução ao Linux; aproveitamento de alimentos e outros. A aluna do 1º período do curso de Direito, Júlia Andrade Nunes, afirmou que o congresso é uma oportunidade interessante. “Além de aumentar nosso conhecimento, podemos participar de palestras que abordam temáticas de outros cursos e isso é bom para conhecermos outras áreas”, comenta. As temáticas promoveram também reflexões e propostas de solução para uma reeducação da sensibilidade e ética, visando um futuro adequado para o homem e a sociedade. Viviane Sena Dutra, graduada em Administração, destacou que as palestras foram bastante motivadoras. “Essas temáticas auxiliam no crescimento profissional e também ajudam a resgatar o conhecimento daqueles que já terminaram a graduação”.


A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realiza congressos com o intuito de promover o conhecimento científico e incentivar a investigação científica, auxiliando no desenvolvimento profissional e pessoal dos discentes, além de promover a interdisciplinaridade. Cumprimentamos a comissão organizadora do evento, as equipes de apoio e a todos que compareceram fazendo do congresso um grande sucesso.