Curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari promove Simpósio Satélite

O curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizou, nos dias 12 e 13 de junho, o primeiro Simpósio Satélite, com o tema “Uso Racional de Antimicrobianos na Prática Clínica”. Estiveram presentes docentes, discentes, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.

As palestras foram ministradas pela Dra. Lucieni Oliveira Conterno, Mestre e Doutora em Infectologia pela UNIFESP e Coordenadora da disciplina de Infectologia e Epidemiologia Clínica da Faculdade Estadual de Medicina de Marília, em São Paulo. De acordo com a profissional, a temática é de grande importância. “As pessoas escutam notícias sobre bactérias resistentes e hospitais que estão tendo que fechar as Unidades de Tratamento Intensivo e uma das principais razões disso ocorrer é o uso inadequado de antibióticos”, explica.
Durante o primeiro dia, foram discutidos os conceitos gerais sobre as bactérias e antibióticos beta-lactamicos, glicopeptideos, antibióticos aminoglicosídeos, quinolonas, macrolídeos e antibióticos anti-anaeróbios. No segundo dia, a professora abordou as síndromes clínicas como infecções respiratórias, urinárias, tegumentares e avaliação da gravidade das infecções. “Existe um diferencial entre as universidades que promovem um evento como esse e que demonstram uma preocupação com a formação dos alunos e atualização de seus profissionais”, ressalta a infectologista.
A coordenadora do simpósio, professora Daniela H. S. Lopes Debs, afirma que a ideia do curso de antimicrobianos nasceu da solicitação dos alunos. “Quando eles ingressam na prática clínica começam a perceber a necessidade de estudar e discutir questões como diferentes indicações, contraindicações, efeitos adversos, sendo assim, trouxemos a professora Lucieni, que é extremamente capacitada para discutir a temática”. A coordenadora afirma que o evento teve grande repercussão entre os profissionais da área de saúde. “Nós tivemos colegas da cidade de Uberlândia e até de Uberaba participando do evento. Esse simpósio teve um impacto importante não só para nossos alunos, mas também para toda a cidade”. A professora conclui agradecendo o apoio da Direção Geral, sem o qual não teria sido possível a realização do evento.