III Workshop de Iniciação Científica


O curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizou, entre os dias 02 e 04 de julho, o III Workshop de Iniciação Científica. O evento é coordenado pelos professores Alexandre Gonçalves, Letícia Rosa Santos e Henrique Pierotti Arantes e visa incentivar a pesquisa e a interação com a comunidade.

De acordo com a professora Letícia Rosa Santos, a primeira edição ocorreu em 2012. “Nossa proposta é que o workshop aconteça todo semestre. O objetivo dele é mostrar a produção dos alunos do curso de Medicina em termos de pesquisa”. Os trabalhos são desenvolvidos em disciplinas como Interação Comunitária ou em Unidades Básicas de Saúde e rede hospitalar do município. “Eles realizam diversos estudos, fazem problematizações, projetos de pesquisa e TCC. Todos esses trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos dentro da universidade, são apresentados no evento. Nós também abrimos espaço para projetos desenvolvidos com professores de forma autônoma”, comenta.

Durante os três dias ocorreram sessões de pôsteres de alunos do 1º, 2º e 3º períodos, além de apresentações orais do 5º e 6º períodos. Os alunos do 10º período expuseram problematizações desenvolvidas nos internatos. O aluno Nilton Santos Quirino Junior, do 6º período do curso de Medicina comenta que o workshop agrega muito valor para o estudante. “A prática e elaboração do trabalho são muito interessantes. Desenvolvi uma pesquisa sobre a destinação do lixo hospitalar nas unidades de saúde de Araguari. Esse tipo de evento é muito importante para prestigiar os trabalhos que fazemos”, ressalta.


A professora afirma que o evento tem despertado o interesse dos discentes pela pesquisa. “Os alunos estão ficando estimulados. Tivemos 14 trabalhos inscritos que não são vinculados às disciplinas e isso mostra que eles estão começando a procurar mais essa área de pesquisa. O workshop é uma forma de divulgar e começar a dar um retorno para a comunidade”. Santos ressalta que esse tipo de eventos é fundamental para qualquer área de conhecimento. “A Faculdade prospera e cresce com o desenvolvimento de pesquisas e envolvimento dos profissionais. Além de desenvolver a capacidade dos alunos, auxilia os professores na parte de orientação e beneficia a sociedade, pois vários estudos estão sendo realizados e os resultados serão utilizados para melhorar a qualidade de saúde prestada para toda a comunidade e não só para a UNIPAC Araguari”, conclui.