Semana de acolhimento do Internato


Os alunos de 9º a 12º períodos do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram, nos dias 1 e 2 de agosto,da semana de acolhimento do internato, que envolveu palestras, conferências e diversas instruções sobre as atividades práticas do estágio supervisionado.

De acordo com a coordenadora geral do Internato, Marislene Pulsena da Cunha Nunes, o objetivo do acolhimento é esclarecer as dúvidas dos alunos,reforçar as orientações sobre a importância do comprometimento integral do aluno com o estágio, além de apresentar os cenários práticos existentes em Araguari e região bem como os instrumentos de avaliação destes alunos. “O estudante aprende como se dá o fluxo do estágio nos diversos cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), compreende com quais equipes e quais tipos de atendimento ele terá que trabalhar nos próximos dois anos, fazendo uma reflexão teórico-prática de todo o conhecimento que adquiriu durante a graduação.No acolhimento reforçamos ao aluno que o objetivo do internato além de ser um momento de sedimentação do conhecimento, deve ter como fim maior o comprometimento com o paciente”, explica.No encontro também são reforçadas as questões de ética, postura e comportamento. “A formação prática exige responsabilidade com o paciente e 100% de presença”, ressalta a coordenadora.

Durante o acolhimento a equipe de Epidemiologia da Prefeitura Municipal de Araguari esteve presente para atualizar o cartão de vacinas dos estudantes e funcionários. A enfermeira Larissa Sheli, afirma que é imprescindível para o profissional da área de saúde estar com o cartão de vacinas completo. “Algumas pessoas ainda possuem resistência para tomar as vacinas, mas é necessário fazer a prevenção de doenças como a hepatite B, a tríplice viral, a febre amarela e a antitetânica. O cartão tem que estar sempre em dia, principalmente o dos médicos e os demais profissionais da área de saúde”.

Em Araguari, o internato está presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Estratégias de Saúde Família(ESF), Pronto Socorro, hospital Santa Casa, hospital Santo Antônio, ambulatório Santa Marta, cenários da Saúde Mental (CAPS,CAD E NASM) e Policlínica. “O aluno passa por praticamente todo o sistema municipal de saúde. Além disso, estamos em outros municípios, como Lagoa Formosa, Caldas Novas e Aparecida de Goiânia, que é um novo cenário, com oito Estratégias de Saúde Família e duas Unidades de Pronto Atendimento. Também temos estágios no estado de São Paulo, em Batatais e em Uberlândia, na Urgência e Emergência e nas Unidades de Atendimento Integrado”, acrescenta Dra. Marislene.

Ainda na conferência de abertura os alunos foram apresentados aos coordenadores do internato e à coordenação do curso de Medicina, que se colocou à disposição para atender as necessidades dos estudantes. Segundo a coordenadora, a semana de acolhimento permite a aproximação do estudante com o cenário em que está ingressando e com a coordenação do internato. “Os alunos precisam ter uma referência para auxiliar nas dificuldades, para gerir conflitos e dar um apoio pedagógico”, conclui.