Acadêmicos do Curso de Medicina da UNIPAC Araguari realizam atividades interativas na Comunidade São Vicente de Paulo

Os estudantes do 1º período do Curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari realizaram, no dia 10 de outubro, diversas atividades interativas com os residentes da Comunidade São Vicente de Paulo. As atividades ocorrem todos os semestres como parte da Unidade de Ensino Integrada (UEI) “Interação Comunitária”.

De acordo com o acadêmico Jonas Dantas, o objetivo é tornar a Medicina mais humanizada, inserindo os futuros médicos na comunidade desde o 1º período do curso. “Essas ações visam à formação de um profissional humanista. Os alunos têm contato com os pacientes para quebrar o paradigma de que o médico é um profissional insensível. No início é um pouco difícil, pois alguns têm uma série de preconceitos, mas com a convivência eles vão desaparecendo. É uma disciplina muito válida”, ressalta.

Durante a tarde os residentes da Comunidade participaram de atividades com música, dança e lanches. O professor e coordenador da UEI, Marcos Paulo de Sousa, afirma que ações como essa são de grande importância para os institucionalizados. “Muitas vezes eles ficam nos quartos e desmotivados para interagir com os colegas. Além da recreação, os estudantes desenvolvem atividades diversas ao longo do semestre letivo, tais como caminhadas, arteterapia, ‘dia da beleza’e outras que estimulam a parte cognitiva. Os residentes demonstram muita alegria com a presença dos estudantes”, sublinha.

A aluna Yasmin Fábia Dias Dorneles afirma que o médico generalista precisa estar envolvido com toda a sociedade. “Essa disciplina é muito importante para nós, pois aprendemos a conhecer o próximo. Aqui nós estamos envolvidos com a situação dos pacientes e aprendemos a nos comunicar com eles. O contato é muito difícil no início, mas aos poucos nós vamos conseguindo. Eu gosto bastante da disciplina”, comenta.