Dia Feliz

A Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada realizou o no dia 5 de novembro o evento DIA FELIZ na Casa do Caminho as 16 horas. Esse evento foi promovido com o intuito de beneficiar as crianças do lar com brinquedos e roupas que foram doadas durante o mês de outubro na portaria da UNIPAC. A Ação na Casa do Caminho, da campanha dia das crianças, seguiu da seguinte maneira:

Primeiro os integrantes da LAHPP colocaram um tambor na porta da faculdade e mobilizaram os acadêmicos e funcionários da Unipac a doarem roupas (para todas as idades) e brinquedos. No entanto, essa mobilização não ficou apenas dentro dos muros da faculdade, ela contou com o apoio de pessoas de fora que também apoiam o projeto de humanização.

Após um mês de recolhimento de diversas roupas, sapatos, bichos de pelúcia, brinquedos (novos e usados) e até escovas de dente, os integrantes da liga realizaram a vista na Casa do Caminho. Lembrando que a instituição vive de doações e possui 35 pessoas (de diversas idades, sendo a maioria possuidora de algum tipo de deficiência).

As roupas e as escovas de dente foram entregues para as cuidadoras e todos os brinquedos expostos sobre uma mesa e deixaram que cada interno da Casa do Caminho escolhessem o seu brinquedo. As jovens, sem algum tipo de deficiência, preferiram os bichos de pelúcia. Já os outros internos possuidores de alguma deficiência, amaram as bonecas e bolas.

Os integrantes da LAHPP realizaram uma ação baseada em musica e brincadeiras com os objetos doados. Jogaram bola, brincaram de corre cutia e boliche, de bolhas de sabão e de queimada.

Alguns integrantes conseguiram se focar mais em dar atenção para as adolescentes sem deficiência que fazem parte da instituição. Souberam ouvi-las, conversar com elas e até mesmo convencê-las a brincar.

Depoimento de Bruna Spilborghs Haun Amaral Teixeira: achei a experiência incrível. Aprendi muito com a Casa do Caminho. Receberam-nos muito bem. Chegamos lá e encontramos um ambiente triste e sem cor. E, felizmente, conseguimos levar alegria e um arco íris de cor para o local (o vermelho do amor, o laranja que afasta emoções negativas, o amarelo da felicidade, o verde da esperança, o azul da tranqüilidade, o anil que ativa a imaginação e o violeta que leva calma para os transtornos emocionais). Os integrantes do Plantão da Palhaçada não queriam deixar a Casa, pois se sentiram encantados. E ao deixar a Casa do Caminho, ouviram não só dos funcionários, mas também dos internos da instituição agradecimentos e pedidos para que voltassem.

A Professora Luana Barros, alem de responsável pela ação, também participou da ação. 

Os integrantes da liga: Bruna Spilborghs Haun Amaral Teixeira, Marcelly Francisco da Cruz, Jaqueline Mendonça Gondim, Mariana Moreira Soares de Sá, Raquel Santos Berto de Faria, Igor Muriel da Silva Fernandes, Fernanda Alice Coelho Quintian, João Manoel Brandão Camilo, Débora Alves, Anna Paula Ferreira, Geraldo Gonçalves Neto e Nelson Junior agradecem as doações!