Estudantes e professores do curso de Medicina da UNIPAC Araguari são premiados na IX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação


Os estudantes do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, Ana Carolina Lara Ferrão, Jéssica Borges Carrijo, Lian Padovez Cualheta, Mariana Silva Lôbo e Vinícius Duarte Amorim, juntamente com a Profa. Daniela Henriques Soares Lopes Debs e o Prof. Samuel Ribeiro Dias, foram premiados na IX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, que ocorreu no dia 24 de agosto, em Belo Horizonte.

De acordo com a professora Daniela Debs, o trabalho “Aleitamento Materno Exclusivo aos 4 meses: resultados preliminares de uma intervenção a nível de Atenção Primária” foi desenvolvido durante 10 meses. “Nós realizamos uma busca ativa na maternidade, por mães que cumprissem nossos critérios, ou seja, que não fossem da zona rural e não tivessem nenhum fator que contraindicasse a amamentação. Os filhos deveriam nascer e permanecer em um alojamento de baixo risco e não possuir nenhum tipo de formação ou alteração que contraindicasse o aleitamento”, explica. 

A equipe encontrou mais de 200 mães, das quais foram selecionadas 81 para acompanhamento em visitas domiciliares. “Do grupo visitado da primeira semana, ao final do primeiro mês e aos quatro meses, 60%permaneceu em aleitamento materno exclusivo aos 4 meses e isso tem um impacto muito grande na saúde do bebê. O grupo controle, que realizou acompanhamento de rotina nas unidades de saúde e não recebeu visitas de orientação pelo grupo, respondeu a um questionário ao final dos 4 meses e apresentou apenas 32% das mães em aleitamento materno exclusivo. São resultados muito significativos, pois demonstram que nossa intervenção de fato contribuiu para essa mudança e isso foi muito gratificante”, ressalta.

A Jornada Mineira de Atualização em Amamentação é um encontro com a temática específica, que recebe trabalhos de diversas universidades e hospitais conceituados. “Nós estávamos concorrendo com hospitais tradicionais como o Sofia Feldman, que é pioneiro como hospital amigo da criança em Belo Horizonte, com normas bem definidas a favor do aleitamento. Estávamos concorrendo também com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),todas instituições muito bem vistas”, comenta. A professora conta que a aluna Ana Carolina Lara Ferrão, que a acompanhou na Jornada e que estava encarregada da apresentação de tais resultados, teve uma experiência muito interessante. “Durante o intervalo, ela ouviu pessoas da comissão julgadora comentando sobre a 

Faculdade de Medicina UNIPAC Araguari e ficou bastante animada e bem confiante de que estávamos entre os melhores. Quando nós ganhamos o prêmio de “PÔSTER DEFENSOR DA AMAMENTAÇÃO 2013”, ela ficou maravilhada. Isso, sem dúvidas, é ótimo para a nós e para os alunos, que passam a se orgulhar da instituição em que estudam”, afirma.

A equipe apresentou mais três trabalhos durante a Jornada, que foram elogiados pelo Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Mineira de Pediatria. “Quando retornamos, fizemos uma confraternização com as mães para uma dupla comemoração, a Campanha Nacional a Favor do Aleitamento e a volta com a premiação. Todos ficaram muito felizes”, acrescenta.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza a equipe de alunos e professores do curso de Medicina pela iniciativa e pela premiação na IX Jornada Mineira de Atualização em Amamentação.