Professora e estudante do curso de Medicina da UNIPAC Araguari realizam capacitação no Hospital Santo Antônio

A Profª Daniela Henriques Soares Lopes Debs e a aluna Ana Carolina Lara Ferrão, do oitavo período do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, realizaram, no dia 01 de novembro, uma capacitação no Hospital Santo Antônio voltada para as enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuam em sala de parto.

De acordo com a profª Daniela Debs,“o Brasil, assim como a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, tem conseguido reduzir as taxas mortalidade infantil relacionada à diarreia, desidratação e doenças preveníveis com vacinas, entretanto, a mortalidade relacionada às alterações durante a gestação e logo após o nascimento são mais difíceis de atuar”, afirma. A professora comenta que, desde o ano de 2012, ocorreram mudanças importantes na rotina da assistência em sala de parto, especificamente voltadas ao recém-nascido. “Sem dúvida nenhuma, uma assistência de qualidade faz muita diferença na sobrevida da criança e na qualidade de vida futura”. 

Durante a capacitação estiveram presentes 32 enfermeiras e técnicas de enfermagem. A UNIPAC Araguari apoiou a ação disponibilizando manequins e cabeças para intubação que foram utilizadas na simulação da assistência. “A reação das participantes foi surpreendente. A equipe estava totalmente focada, realmente queriam aprender e se capacitar”, ressalta.

A próxima capacitação será ministrada na Santa Casa de Misericórdia, no dia 28 de novembro. A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza a todos pela iniciativa.