Curso de Medicina da UNIPAC Araguari realiza Semana de Acolhimento do Internato

As equipes de Direção e Coordenação do curso de Medicina, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, realizaram, nos dias 3 e 4 de Fevereiro, a Semana de Acolhimento do Internato. O objetivo é recepcionar os estudantes de 9º à 12º períodos e instruí-los em relação aos estágios.

De acordo com o Dr. Marcelo Cardoso de Assis, Diretor Acadêmico-Pedagógico do curso, o acolhimento é uma oportunidade para expor a todos os alunos a dinâmica de trabalho eas normas de funcionamento da instituição, além dos aspectos administrativos, funcionais, médicos e éticos. “O internato é uma fase nova para eles, sobretudo para os alunos do 9º período que iniciam a área de saúde coletiva. Os alunos do 11º e 12º períodos vão para o ambiente hospitalar, que é um ambiente diferente, onde eles vão estar em contato frequente com os pacientes”, explica.

A atividade do dia 03 contemplou aspectos gerais, relacionados às diretrizes curriculares. O estudante Leider Roberto Teixeira Bento, do 11º período do curso de Medicina, comenta que a expectativa é de fortalecer os conhecimentos aprendidos em sala. “Estamos no último ano e o estágio agora é realizado em hospitais, nas áreas principais de pediatria, clínica, cirurgia e ginecologia. Nós queremos iniciar essa etapa com a sensação de que já estamos trabalhando praticamente sozinhos. Essa é a expectativa do estudante que está se vendo no mercado de trabalho”, afirma. 

No dia 04 foram abordados aspectos práticos e objetivos.A aluna Ana Paula França Vilela, do 11º período do curso, ressalta que o sexto ano do curso é bastante decisivo para os futuros médicos. “Nós já temos a base do conhecimento e o estágio caminha para melhorar aquilo que já aprendemos”, completa. 

O Diretor Acadêmico destaca, ainda, que os estudantes são muito bem recebidos pela comunidade local. “Há um reconhecimento daquilo que a Instituição, através da Faculdade de Medicina, tem proporcionado de ganhos para a saúde pública do município. Com isto, há um reflexo positivo para os alunos e docentes da UNIPAC Araguari. Esse sentimento nos deixa gratificados pelo trabalho que temos desenvolvido”, conclui.