XVI Semana de Desenvolvimento Docente


O curso de Medicina da UNIPAC Araguari realizou, nos dias 26 e 27 de março, a XVI Semana de Desenvolvimento Docente, que contou com a presença dos professores Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho e Dr. Carlos Alberto Lazarini, da Faculdade Estadual de Medicina de Marília (Famema).

De acordo com o Dr. Carlos Rodrigues da Silva Filho, especialista em Educação Médica, a avaliação é uma temática fundamental em todo curso superior. “Nós crescemos em uma cultura onde avaliar é aplicar prova de conhecimento. Dessa forma você acaba por desenvolver pessoas que sabem recitar a lista telefônica, mas não conseguem desempenhar adequadamente a sua profissão, e isso não é só na área médica”, comenta.

Durante o encontro, os profissionais realizaram uma reflexão conjunta com os professores da UNIPAC Araguari em relação a outras formas de avaliação do desempenho dos estudantes. “Nós avaliamos conjuntamente os primeiros dados compilados em um processo chamado Mini-CEX, que é uma observação estruturada do desempenho do aluno na prática assistencial corriqueira, que já vem sendo aplicada há cerca de três anos. É uma avaliação concreta e eficiente”, afirma o profissional. “Hoje você tem a possibilidade de identificar as dificuldades iniciais dos alunos, corrigi-las ao longo do estágio e oferecer uma avaliação final para saber se fomos ou não bem sucedidos nesse processo”.

O Dr. Carlos ressaltou ainda o esforço e o empenho dos professores da UNIPAC Araguari. “Esse esforço vale a pena, pois há uma reflexão conjunta e uma possibilidade de feedback para quem está desempenhando seu papel. Progressivamente a instituição alcança um estado mais adequado das necessidades de educação ensino-aprendizado do momento. Nós temos acompanhado os professores e vemos com muito otimismo o processo que tem sido desenvolvido aqui. A sensação de evolução é nítida”.