ACADÊMICOS DA UNIPAC ARAGUARI INCENTIVAM A DOAÇÃO DE SANGUE EM TROTE UNIVERSITÁRIO

Com o objetivo de incentivar a solidariedade, a responsabilidade social e a integração, foi realizado na UNIPAC Araguari, no dia 11 de Setembro, a IV edição do Trote Universitário “Doe Sangue, Doe Vida”, em parceria com o Hemocentro Regional de Uberlândia. Mais uma vez superamos as expectativas atingindo a meta de 62 doadores cadastrados em apenas uma hora de campanha.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Rosana de Cássia Oliveira, o trote que foi idealizado pelos próprios alunos e rapidamente apoiado pela Instituição, hoje é uma ação institucional que se estende para além dos muros da Faculdade. “A nossa missão é estender o conhecimento à comunidade contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade e região”, afirma.

O Trote Universitário: Doe Sangue, Doe Vida é aberto a toda a comunidade e ocorre duas vezes ao ano. Nessa edição também aderiram à causa: alunos, oficiais do exército, funcionários da rede pública e privada, entre outros que já haviam participado de campanhas anteriores. Foi um sucesso!

O processo de doação de sangue é simples. Os doadores passam por uma bateria de perguntas, a fim de se apurar a aptidão de cada voluntário para a realização do procedimento, no setor de cadastro. Em seguida, são submetidos a um exame médico e, posteriormente, à triagem hematológica. Somente após, os doadores são encaminhados para a coleta. Todas as informações prestadas pelos voluntários no momento do cadastro, bem como os resultados de seus exames são sigilosos e disponíveis apenas para o próprio doador.

Segundo a aluna Amanda Vieira Arruda, diretora da comissão de saúde do Diretório Acadêmico Diogo Guimarães, o objetivo do Trote Universitário é sensibilizar o público, em especial os alunos ingressantes da Faculdade a serem mais solidários, ajudando aqueles que precisam de sangue. “O hemocentro está sempre precisando de novos doadores visto que o ato de doar é voluntário, que a demanda por sangue não se interrompe e para o qual ainda não temos um produto substituto. Por isso, sempre promovemos esta ação. A participação da comunidade, funcionários e alunos da UNIPAC foi fundamental para o sucesso de mais uma campanha! Estamos muito felizes porque os doadores atenderam o nosso pedido”, conclui.

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari parabeniza a todos os estudantes, coordenadores e colaboradores envolvidos nesse projeto e agradece a todos aqueles que participaram do Trote Universitário: “Doe Sangue, Doe Vida”. Esperamos vocês no próximo semestre.