ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA REALIZAM BLITZ EDUCATICA PARA DIVULGAR EXAMES PREVENTIVOS


Na manhã de sexta-feira, 10 de outubro, alunos do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC Araguari) promoveram uma blitz educativa como forma de divulgação do Outubro Rosa, campanha cujo objetivo é a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Na ação, os discentes abordaram as pessoas em seus veículos, enquanto o semáforo estava fechado. Foram entregues panfletos da campanha e adesivos foram pregados nos vidros traseiros. 

De acordo com Alice de Paula Machado, aluna do 3º período do curso de Medicina e presidente da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada, a meta para este ano é bater o recorde de número de exames preventivos realizados. “Todo mês de outubro nós estamos empenhados na Campanha do Outubro Rosa, que visa promover a saúde da mulher. O grande objetivo desta blitz educativa é a divulgação da mamografia e do exame Papanicolau que estarão sendo realizados amanhã (sábado, 11 de outubro) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica entre 9 e 15 horas”, explicou.

A abertura da Campanha Outubro Rosa aconteceu no primeiro sábado do mês, 04 de outubro, com uma grande passeata que culminou na Praça Getúlio Vargas. Está previsto, ainda, para o dia 26 de outubro a Corrida das Guerreiras. “A corrida está prevista para sair lá do Ginásio Poliesportivo, vai dar a volta no Deck 57, até o Supermercado União e voltar lá para o Poliesportivo. Haverá distribuição de garrafinha e premiações. Para fazer a inscrição, basta levar 1 kg de alimento não perecível”, contou Aline.

O fechamento do Outubro Rosa acontecerá no dia 31 de outubro na Praça dos Ferroviários. Na programação estão previstas apresentações artísticas e musicais e distribuição de brindes e de lenços para as mulheres da oncologia. “Nós também vamos premiar as UBS que estiverem mais enfeitadas e mais empenhadas no projeto durante todo o mês de outubro. E é bom ressaltar o apoio que a UNIPAC Araguari está dando e mais uma vez convocar as mulheres para a realização de dois exames, a mamografia e o exame Papanicolau para evitarmos mais casos de câncer”, ressaltou.