LIGAS ACADÊMICAS DO CURSO DE MEDICINA REALIZAM SIMPÓSIO SOBRE O ENVELHECIMENTO CEREBRAL

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Araguari (LANNA), em parceria com a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Araguari (LAGGA) promoveu no dia 18 de novembro, terça-feira, o I Simpósio sobre o Envelhecimento Cerebral, no auditório da Capela. Estiveram presentes como palestrantes, o geriatra e preceptor da LAGGA, Prof. Dr. Fernando Mattar Accetti, o neurologista, neurocirurgião e preceptor da LANNA, Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis e o psiquiatra e psicogeriatra Prof. Dr. Dante Galileu Guedes Duarte.

As ligas acadêmicas LANNA e LAGGA decidiram organizar o Simpósio sobre o Envelhecimento Cerebral juntas por se tratar de uma temática em comum. O objetivo do evento foi promover o conhecimento e trazer um aprofundamento de um assunto relevante, já que a expectativa de vida no Brasil tem aumentado.

De acordo com Marcelly Francisco da Cruz, diretora de divulgação e marketing da LANNA, a tendência é que a condição e expectativa de vida das pessoas aumentem, fazendo com que o público idoso frequente cada vez mais os consultórios médicos. “Em termos de conhecimento, este Simpósio traz a oportunidade de nos diferenciar dos outros profissionais em uma abordagem recente no currículo médico”, afirmou.

O psiquiatra e psicogeriatra Prof. Dr. Dante Galileu Guedes Duarte destacou que sua palestra teve a intenção de mostrar aos alunos que as abordagens psiquiátricas no idoso são pouco estudadas na atualidade, tendo uma maior prevalência, sendo necessária uma abordagem multidimensional para trata-lo.

O Prof. Dr. Dante Galileu Guedes Duarte destacou ainda a oportunidade de um contato mais próximo com os discentes. “Este Simpósio abre mais a gama de observação dos estudantes. Com isso, eles podem questionar mais. E nós, professores, em eventos como este, podemos nos aproximar dos alunos e trazer ideias que na sala de aula não temos oportunidade de passar”, explicou.

O dinheiro arrecadado com as inscrições do I Simpósio sobre o Envelhecimento Cerebral será revertido na compra de fraldas geriátricas para o Asilo São Vicente de Paula e Abrigo Cristo Rei. A data de entrega ainda será combinada entre as ligas acadêmicas.