UNIPAC ARAGUARI PROMOVE XIX SEMANA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE

Os professores da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participaram nos dias 19 e 20 de novembro da XIX Semana de Desenvolvimento Docente do curso de Medicina e Ciências da Saúde de Araguari, promovido pela instituição no Espaço Interativo de Aprendizagem. A oficina, que discutiu o tema “Organizar um currículo por competências”, foi ministrada pelo professor Dr. Carlos Alberto Lazarini, docente da Faculdade de Medicina da Marília (FAMEMA).

De acordo com o Dr. Carlos Alberto Lazarini, os objetivos da Semana de Desenvolvimento Docente foram atingidos. “Eu consegui fazer com que os professores pensassem sobre o assunto proposto, que é a competência do profissional com o seu fazer diário. Para isso, nós trouxemos material teórico e fizemos importantes discussões. Agora cabe aos docentes refletir sobre o que foi discutido e pensar em possibilidades para cada cenário que cada um atua”, afirmou. 

O Dr. Carlos Alberto Lazarini ressaltou ainda a importância desta capacitação em um momento que o curso de Medicina no Brasil aprovou suas novas diretrizes para o ano de 2015. “O tema discutido é extremamente primordial no atual momento da Medicina. Ao olharmos as novas diretrizes percebemos que elas estão totalmente centradas e focadas na construção de um currículo para os futuros médicos, orientados por competências”, explicou.

Ivana Cardoso de Melo, coordenadora do Núcleo Estruturante de Curso de Medicina (NDE) da UNIPAC Araguari, avaliou positivamente a capacitação, ressaltando a oportunidade de reavaliar o currículo e as metodologias aplicadas. “Agora é o nosso momento de refletir quais as competências que nós queremos para o nosso curso, para o nosso egresso e direcionar o nosso trabalho para a esta tarefa e, assim, darmos continuidade ao que estamos fazendo, porque as novas diretrizes requerem uma ampliação das habilidades que o acadêmico de Medicina precisa para ingressar no mercado de trabalho”, explicou.

O professor Dr. Carlos Alberto Lazarini, que presta assessoria para a UNIPAC Araguari há quatro anos elogiou a evolução do curso de Medicina. “Nós da FAMEMA percebemos o quanto o curso já evoluiu ao longo desses quatro anos. Eu tive oportunidade de fazer este trabalho várias vezes e cada vez que eu venho, me surpreendo mais com o quanto o curso já se desenvolveu”, ressaltou.

O Núcleo Estruturante de Curso de Medicina (NDE) da UNIPAC Araguari agradece a todo o apoio da Direção Geral da Faculdade e a todos os setores que contribuíram para a realização bem-sucedida da Semana de Desenvolvimento Docente.